VYTORIN ® é indicado para diminuir os níveis sanguíneos de colesterol total, colesterol LDL ("mau" colesterol) e substâncias gordurosas denominadas triglicérides. Além disso, VYTORIN ® aumenta os níveis de colesterol HDL ("bom" colesterol). É prescrito para adultos e adolescentes (10 a 17 anos de idade) que não conseguem controlar seus níveis de colesterol apenas com dieta. Em pacientes com doença cardíaca, VYTORIN ® reduz o risco de ataque cardíaco, derrame, cirurgia para aumentar o fluxo sanguíneo do coração ou hospitalização por dor torácica. VYTORIN ® também é indicado para pacientes com uma condição na qual os rins não estão funcionando adequadamente, reduzindo também o risco de ataques cardíacos e derrames.
Como este medicamento funciona?
VYTORIN ® age de duas maneiras para diminuir o colesterol: reduz o colesterol que é absorvido no trato digestivo e o colesterol que é produzido pelo próprio organismo. VYTORIN ® não ajuda você a emagrecer. O efeito de VYTORIN ® é aditivo ao efeito redutor de colesterol do fenofibrato. Seu médico prescreveu VYTORIN ® para ajudar a reduzir seu colesterol.
Quando não devo usar este medicamento?
Não deve ser utilizado por pacientes que: são hipersensíveis (alérgicos) a ezetimiba, sinvastatina ou a qualquer outro componente dos comprimidos de VYTORIN; têm doenças ativas do fígado; estão grávidas ou amamentando; estiverem tomando qualquer um dos seguintes medicamentos: alguns medicamentos antifúngicos (como itraconazol, cetoconazol, posaconazol ou voriconazol); inibidores da protease do HIV (como indinavir, nelfinavir, ritonavir e saquinavir); certos inibidores da protease do vírus da hepatite C (tais como boceprevir ou telaprevir); certos antibióticos (como eritromicina, claritromicina ou telitromicina); o antidepressivo nefazodona; medicamentos contendo cobicistate; genfibrozila (um derivado do ácido fíbrico para redução do colesterol); ciclosporina; danazol.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
É importante que você continue tomando VYTORIN ® diariamente, conforme prescrito pelo seu médico. Mesmo que você esteja tomando medicamento para tratar colesterol alto, é importante fazer o exame de colesterol regularmente. Você deve conhecer seus níveis de colesterol e as metas apropriadas para você. Informe ao seu médico sobre outros medicamentos que estiver tomando ou que planeja tomar, incluindo os que são vendidos sem receita. Informe também sobre qualquer problema de saúde (incluindo doença ou problemas no fígado) ou alergias que você tem ou já teve. Informe ao seu médico se você consome quantidades consideráveis de álcool ou se já teve doença do fígado. Informe ao seu médico se você for asiático. Procure seu médico imediatamente se você apresentar dor, dolorimento ou fraqueza musculares sem uma razão evidente (por exemplo, dor causada por exercício físico). Em raras ocasiões, problemas musculares podem ser graves, causando destruição de músculos, o que provoca problemas nos rins que podem levar à morte. O risco de destruição de músculos é maior com doses mais altas de VYTORIN ®. O risco de destruição de músculos é também maior em pacientes idosos (65 anos ou mais), do sexo feminino, com problemas nos rins, e em pacientes com problemas de tireoide. Informe ao seu médico se tem ou teve miastenia gravis (uma doença que causa fraqueza muscular geral) ou miastenia ocular (uma doença que causa fraqueza muscular ocular), pois as estatinas podem levar à ocorrência de mi
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
É importante que você continue tomando VYTORIN diariamente, conforme prescrito pelo seu médico. Mesmo que você esteja tomando medicamento para tratar colesterol alto, é importante fazer o exame de colesterol regularmente. Você deve conhecer seus níveis de colesterol e as metas apropriadas para você. Informe ao seu médico sobre outros medicamentos que estiver tomando ou que planeja tomar, incluindo os que são vendidos sem receita. Informe também sobre qualquer problema de saúde (incluindo doença ou problemas no fígado) ou alergias que você tem ou já teve. Informe ao seu médico se você consome quantidades consideráveis de álcool ou se já teve doença do fígado. Informe ao seu médico se você for asiático. Procure seu médico imediatamente se você apresentar dor, dolorimento ou fraqueza musculares sem uma razão evidente. O risco de destruição de músculos é maior com doses mais altas de VYTORIN. Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou amamentando.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
É importante que você continue tomando VYTORIN diariamente, conforme prescrito pelo seu médico. Se você se esquecer de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar no mesmo dia. Se já tiver passado o tempo habitual para a próxima dose, não tome a dose esquecida e retorne ao seu esquema regular de dosagem. Não tome o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que o medicamento VYTORIN pode causar incluem problemas musculares, como dor, dolorimento ou fraqueza muscular, que podem ser graves e causar destruição de músculos, levando a problemas nos rins que podem resultar em morte. O risco de efeitos colaterais aumenta com doses mais altas e em pacientes idosos, do sexo feminino, com problemas nos rins ou de tiroides. Também está contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pois pode causar malformações ao bebê e reações indesejáveis. Outras reações adversas podem afetar a capacidade de dirigir ou operar máquinas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?