Yaz é utilizado para prevenir a gravidez. Este medicamento pode proporcionar também benefícios adicionais: melhora dos sintomas associados à retenção de líquido, como distensão abdominal, inchaço ou ganho de peso. Além disso, é utilizado para o tratamento da acne vulgaris moderada em mulheres que buscam adicionalmente proteção contraceptiva.
Como este medicamento funciona?
O Yaz ® é um contraceptivo oral combinado que atua através de dois hormônios femininos: a drospirenona (progestógeno) e o etinilestradiol (estrogênio). Ele previne a gravidez principalmente por meio da inibição da ovulação e de alterações no muco cervical, dificultando a passagem dos espermatozoides. Devido às pequenas concentrações destes hormônios, é considerado um contraceptivo de baixa dose.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use contraceptivo oral combinado se você tem qualquer uma das condições descritas a seguir: história atual ou anterior de coágulo em uma veia da perna (trombose), do pulmão (embolia pulmonar) ou outras partes do corpo; história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral; alto risco para a formação de coágulos arteriais ou venosos; história atual ou anterior de determinadas enxaquecas; diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos; doença do fígado; uso de medicamentos antivirais que contenham ombitasvir, paritaprevir ou dasabuvir; história atual ou anterior de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais; mau funcionamento dos rins; tumor no fígado; sangramento vaginal sem explicação; suspeita de gravidez; hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de Yaz.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Yaz ®, como todos os demais contraceptivos orais, não protege contra as infecções causadas pelo HIV (AIDS), nem contra qualquer outra doença sexualmente transmissível. É recomendável consultar o médico regularmente para que ele possa realizar os exames clínico geral e ginecológico de rotina e confirmar se o uso de Yaz ® pode ser continuado.
Além disso, a bula descreve várias situações em que o uso do contraceptivo oral deve ser descontinuado ou em que pode haver diminuição da sua eficácia. Nestas situações, deve-se evitar relação sexual ou, então, utilizar adicionalmente métodos contraceptivos não-hormonais como, por exemplo, preservativo ou outro método de barreira.
Antes de iniciar o uso, converse com seu médico sobre os riscos e os benefícios de Yaz ®. O uso de contraceptivo combinado requer cuidadosa supervisão médica nas condições descritas, como fumo, diabetes, excesso de peso, pressão alta, entre outras.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Antes de iniciar o uso de Yaz, é importante que você leia as informações contidas na bula e converse com seu médico para obter maiores esclarecimentos sobre a ação e a utilização deste produto. O uso deve ser realizado pelo método oral e a cartela contém 24 comprimidos revestidos ativos (rosa claro) e 4 comprimidos revestidos inativos (brancos). Recomenda-se seguir as instruções do médico e utilizar métodos contraceptivos não-hormonais adicionais se necessário.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar este medicamento, deve seguir as orientações específicas proporcionadas na bula. Se você esquecer de tomar um comprimido revestido ativo (rosa claro), deve tomá-lo assim que se lembrar, e se já for o dia da próxima dose, tome apenas a próxima dose. Não tome o comprimido esquecido se você estiver no período da pausa (comprimidos inativos). Se você esquecer de tomar comprimidos, faça uso de métodos contraceptivos não-hormonais até que o seu ciclo se normalize. Para informações detalhadas, consulte o seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Yaz pode causar diversos males, especialmente se você tiver condições de saúde específicas. Não deve ser utilizado se você tiver: história atual ou anterior de coágulo em veias, ataque cardíaco, derrame cerebral, diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos, doença do fígado, câncer dependente de hormônios sexuais, insuficiência renal grave, ou se você estiver grávida ou tiver alergia a qualquer um dos componentes do medicamento. Também é importante evitar o uso em caso de trombose e ter atenção com enxaquecas que são acompanhadas de sintomas neurológicos. Se qualquer um desses casos ocorrer pela primeira vez enquanto estiver usando o contraceptivo, descontinue o uso e consulte seu médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?