ZINPASS ® EZE é indicado como terapia adjuvante à dieta, em pacientes considerados como de alto ou muito alto risco cardiovascular, quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada em pacientes adultos com aumento de colesterol (hipercolesterolemia primária - familiar heterozigótica ou não - familiar) ou com alteração dos níveis lipídicos (dislipidemia mista).
Como este medicamento funciona?
O ZINPASS ® EZE é uma associação de duas substâncias que atuam de maneira conjunta para auxiliar na redução do colesterol. Uma das substâncias atua inibindo uma importante enzima para a fabricação do colesterol pelo organismo, chamada HMG - CoA redutase. A outra substância atua reduzindo a absorção do colesterol no intestino delgado. Esta medicação deve ser utilizada juntamente com alterações no estilo de vida, que incluem dieta redutora de colesterol, aumento da atividade física e controle do peso.
Quando não devo usar este medicamento?
ZINPASS não deve ser utilizado por pacientes: hipersensíveis (alérgicos) a ezetimiba, rosuvastatina ou a qualquer outro componente dos comprimidos de ZINPASS; com doenças ativas do fígado e insuficiência hepática; que estão grávidas ou amamentando, ou que pretendem engravidar e que não estão usando métodos contraceptivos apropriados; com alterações severas do funcionamento dos rins (insuficiência renal); com histórico de dores musculares recorrentes ou sem explicação (miopatias); que estão em tratamento com ciclosporina; que estão em tratamento com belumosudil; e para menores de 18 anos. A formulação contendo 40 mg / 10 mg é contraindicada em pacientes com fatores que aumentem o risco de doenças musculares graves.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não tome ZINPASS ® EZE: se você for alérgico à ezetimiba, rosuvastatina ou a qualquer outro componente deste medicamento; se você tiver atualmente problemas no fígado; se estiver grávida ou amamentando. Se engravidar enquanto estiver tomando ZINPASS ® EZE pare de tomar imediatamente e informe o seu médico. As mulheres devem evitar engravidar enquanto tomam ZINPASS ® EZE usando medidas contraceptivas adequadas; se você tiver problemas renais graves; se você tiver dores musculares repetidas ou sem explicação (miopatia); se você toma um medicamento chamado ciclosporina; se você toma um medicamento chamado belumosil; se você estiver tomando uma combinação de medicamentos de sofosbuvir/velpatasvir/voxilaprevir; se você estiver tomando darolutamida. Além disso, não tome ZINPASS ® EZE 40 mg / 10 mg se você tiver problemas renais moderados, se sua glândula tireoide não estiver funcionando corretamente, se você tiver dores musculares repetidas ou sem explicação, um histórico pessoal ou familiar de problemas musculares, ou um histórico anterior de problemas musculares ao tomar outros medicamentos que reduzem o colesterol; se você bebe regularmente grandes quantidades de álcool; se você for de origem asiática; se você toma outros medicamentos chamados fibratos para diminuir o colesterol. Se algum dos itens acima se aplica a você, consulte o seu médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento ZINPASS deve ser utilizado por via oral e é indicado como terapia adjuvante à dieta em pacientes adultos considerados de alto ou muito alto risco cardiovascular, quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada. É importante que esse medicamento seja utilizado juntamente com alterações no estilo de vida, como dieta redutora de colesterol, aumento da atividade física e controle do peso.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento ZINPASS pode causar os seguintes males: reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS), síndrome de Stevens - Johnson, danos ao fígado e rabdomiólise em associação com ácido fusídico. Também pode provocar dores musculares sem explicação, insuficiência hepática, insuficiência renal e sabores musculares recorrentes.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?