• Home
  • Bulas
  • Zolpidem Biolab com 30 Comprimidos Orodispersivel 5MG Generico

Zolpidem Biolab com 30 Comprimidos Orodispersivel 5MG Generico

  • Fabricante: Biolab Sanus Farmacêutica Ltda - 49475833000106
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Zolpidem
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O hemitartarato de zolpidem é destinado ao tratamento de curta duração da insônia (dificuldade para dormir) que pode ser ocacional (eventual), transitória (passageira) ou crônica (que dura muito tempo).

  • Como este medicamento funciona?

    O hemitartarato de zolpidem é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada zolpidem. O zolpidem age sobre os centros do sono que estão localizados no cérebro. Por isso, é prescrito para o tratamento da insônia, ou seja, para pessoas que têm dificuldade em adormecer ou permanecer adormecidas. O tempo médio de início de ação do hemitartarato de zolpidem ocorre entre 0,5 e 3 horas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    O hemitartarato de zolpidem não deve ser utilizado em pacientes com: hipersensibilidade (alergia ou intolerância) ao zolpidem ou a qualquer outro componente da fórmula; insuficiência hepática severa ou função alterada do fígado; insuficiência respiratória aguda e/ou severa (dificuldade respiratória). Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica e para pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O hemitartarato de zolpidem deve ser usado com cautela em pacientes que apresentam síndrome da apneia do sono e miastenia gravis. É importante tomar o medicamento em doses únicas e não ultrapassar uma dose por noite. Em caso de insuficiência respiratória, deve-se levar em consideração que hipnóticos podem causar depressão respiratória. O uso de opióides concomitante pode resultar em sedação excessiva e riscos de coma. Pacientes devem ser alertados sobre a possibilidade de sonolência na manhã seguinte e a necessidade de dormir de 7 a 8 horas. O uso durante a gravidez deve ser evitado, e o medicamento é contraindicado durante a lactação. Pacientes idosos podem apresentar maior sensibilidade, e a segurança em crianças não foi estabelecida. Reações adversas como tontura, desmaios, amnésia anterógrada e outros efeitos psiquiátricos podem ocorrer.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Você deve tomar hemitartarato de zolpidem em dose única e não tomar mais de uma dose durante a mesma noite. O tempo médio de início de ação ocorre entre 0,5 e 3 horas e recomenda-se que a duração do sono seja de 7-8 horas para minimizar o risco de sonolência no dia seguinte. Este medicamento deve ser tomado imediatamente antes de deitar.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de hemitartarato de zolpidem pode causar diversos maus efeitos, incluindo tontura, desmaios ou perda da consciência, que podem resultar em quedas ou acidentes. Outras reações adversas frequentemente relatadas incluem dor de cabeça, alucinações, amnésia anterógrada e síndromes de apneia do sono. Também pode ocorrer exacerbação da insônia, pesadelos, nervosismo, irritabilidade, agitação, e comportamentos induzidos como sonambulismo. É importante observar que pacientes idosos têm maior suscetibilidade a essas reações. Além disso, a depressão ou tendências suicidas podem ser desmascaradas durante o tratamento.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    O uso excessivo de hemitartarato de zolpidem pode resultar em efeitos adversos significativos, incluindo tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. Em caso de suspeita de superdosagem, o paciente deve procurar assistência médica imediata.