Este medicamento é destinado ao tratamento de curta duração da insônia (dificuldade para dormir) que pode ser ocasional (eventual), transitória (passageira) ou crônica (que dura há muito tempo).
Como este medicamento funciona?
Este é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada zolpidem. O zolpidem age sobre os centros do sono que estão localizados no cérebro. Por isso, o médico prescreve hemitartarato de zolpidem para o tratamento da insônia, isto é, para aquelas pessoas que têm dificuldade em adormecer ou permanecer adormecidas. O zolpidem tem início de ação dentro de 30 minutos após a ingestão do comprimido, encurtando o tempo de indução ao sono, reduzindo o número de despertares noturnos e aumentando a duração total do sono, melhorando sua qualidade.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado em pacientes com hipersensibilidade (alergia ou intolerância) ao zolpidem ou a qualquer outro componente da fórmula. Este medicamento também não deve ser utilizado por pacientes com insuficiência respiratória severa e/ou aguda (dificuldade respiratória) ou com insuficiência hepática severa (redução da função do fígado) ou em pacientes que apresentaram comportamento complexo de sono após tomar este medicamento. Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O zolpidem deve ser usado com cautela caso você apresente síndrome da apneia do sono (doença onde ocorre interrupção da respiração durante o sono) e miastenia gravis (doença que acomete os nervos e os músculos (neuromuscular), cuja principal característica é o cansaço). Não use este medicamento se você já apresentou sonambulismo ou outros comportamentos incomuns (como dormir enquanto dirige, se alimenta, faz uma ligação de telefone ou durante o ato sexual etc.) enquanto não está totalmente acordado. O hemitartarato de zolpidem pode causar sonolência e diminuição do nível de consciência. Guarde este medicamento num local seguro para proteger de roubos, uma vez que pode ser utilizado ilicitamente para ações criminosas (o que pode ser perigoso), especialmente em combinação com álcool, quando administrado sem o conhecimento da vítima. Nunca dê o seu medicamento a outra pessoa, pois pode fazer-lhe mal. Você deve tomar este medicamento em dose única e não tomar mais de uma dose durante a mesma noite. Deve-se utilizar a menor dose diária e efetiva de hemitartarato de zolpidem e não deve exceder 10mg.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Guarde este medicamento num local seguro para protegê-lo de roubos, uma vez que pode ser utilizado ilicitamente para ações criminosas. Não há informações específicas sobre como e por quanto tempo guardar o medicamento na bula.
Como devo usar este medicamento?
Resposta:
Você deve tomar este medicamento em doses únicas e não deve tomar mais de uma dose durante a mesma noite. A menor dose diária e eficaz de hemitartarato de zolpidem deve ser utilizada e não deve exceder 10mg. É importante tomar o medicamento imediatamente antes de deitar, assegurando condições favoráveis para um sono ininterrupto de 7-8 horas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar este medicamento, não é recomendado tomar uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Espere até a próxima dose e tome o medicamento normalmente. Caso tenha alguma dúvida ou preocupação, entre em contato com seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O hemitartarato de zolpidem pode causar vários males, incluindo sonolência, diminuição do nível de consciência, amnésia anterógrada (perda da memória para fatos que aconteceram logo após o uso), além de reações psiquiátricas como exacerbação da insônia, pesadelos, nervosismo, irritabilidade, agitação, e comportamentos inapropriados. Pode também causar sonambulismo e outros comportamentos incomuns, como dormir enquanto dirige, o que pode resultar em ferimentos graves ou morte. O uso concomitante com álcool ou outros depressores do SNC aumenta o risco de comprometimento psicomotor, prejudicando a habilidade de dirigir. Pessoas com insuficiência respiratória ou insuficiência hepática severa devem ter cautela, pois o medicamento pode exacerbar essas condições.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?