ZYPRED ® é indicado para o tratamento de infecções oculares. ZYPRED ® também é indicado para a prevenção e tratamento das infecções e inflamações oculares em pacientes submetidos a cirurgias oculares.
Como este medicamento funciona?
ZYPRED ® é um colírio que contém uma associação de um antibiótico (gatifloxacino), com um anti-inflamatório (prednisolona). O produto age contra infecções causadas por vários tipos de bactérias e também combate a inflamação nos olhos. Sua ação se inicia após sua aplicação.
Quando não devo usar este medicamento?
ZYPRED é contraindicado para pessoas que apresentam alergia a qualquer dos componentes da sua fórmula ou a outros antinfecciosos da mesma categoria do gatifloxacino, e em pessoas com infecções oculares purulentas agudas, infecção micobacteriana do olho, infecções virais da córnea e conjuntiva e infecções fúngicas das estruturas oculares.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Evite o contato do conta-gotas do frasco com qualquer superfície para evitar contaminação. Não permita que a ponta do frasco entre em contato direto com os olhos. O uso do frasco por mais de uma pessoa pode espalhar a infecção. ZYPRED é um medicamento de uso exclusivamente oftálmico. O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode provocar o aumento da pressão intraocular em certos pacientes, resultando em glaucoma. A administração de esteroides deve ser feita com cautela na presença de glaucoma. O uso de corticosteroide não deve ultrapassar 10 dias, exceto sob a estrita supervisão médica e monitoramentos frequentes da pressão intraocular. O uso prolongado de ZYPRED pode suprimir a resposta imune e, assim, aumentar o risco de infecções oculares secundárias. Assim como com outros agentes anti-infecciosos, o uso prolongado de gatifloxacino pode resultar em infecção por microorganismos não sensíveis, incluindo fungos. O uso de esteroides intraoculares pode prolongar o curso e exacerbar a gravidade de muitas infecções virais oculares. O uso de corticosteróide no tratamento de pacientes com história de herpes simples requer muita cautela. Foram relatadas reações de hipersensibilidade (anafiláticas) graves e ocasionalmente fatais. Se ocorrer uma reação alérgica, interrompa o uso do medicamento e contate o seu médico. Uso durante a Gravidez e Lactação
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
ZYPRED deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Manter o frasco na posição vertical. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 30 dias. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos. A suspensão já vem pronta para uso. Agite o frasco antes de usar. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e do colírio. A utilização do mesmo frasco por mais de uma pessoa pode espalhar a infecção. Antes de utilizar o medicamento, confira o nome no rótulo, para não haver enganos. Não utilize ZYPRED caso haja sinais de violação e/ou danificações no lacre do frasco. Você deve aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos. A dose usual para o tratamento das infecções oculares é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s).
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode provocar o aumento da pressão intraocular em certos pacientes, resultando em glaucoma. O uso de esteroides intraoculares pode também prolongar o curso e exacerbar a gravidade de muitas infecções virais oculares, incluindo herpes simples. O uso de esteroides após a cirurgia de catarata pode atrasar a cicatrização da ferida. O uso prolongado de ZYPRED pode suprimir a resposta imune e, assim, aumentar o risco de infecções oculares secundárias. Reações de hipersensibilidade graves, algumas vezes fatais, podem ocorrer, incluindo sintomas como angioedema, obstrução das vias aéreas, urticária e prurido. Além disso, distúrbios visuais podem ocorrer, e se o paciente apresentar visão borrada, deve procurar avaliação médica. Ao primeiro sinal de erupção cutânea ou reações alérgicas, o tratamento deve ser interrompido e o médico deve ser contatado.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode provocar o aumento da pressão intraocular em certos pacientes, resultando em glaucoma. A administração de esteroides deve ser feita com cautela na presença de glaucoma. O uso prolongado de ZYPRED pode suprimir a resposta imune e, assim, aumentar o risco de infecções oculares secundárias. Caso ocorra infecção secundária, o uso deve ser suspenso e deve ser instituído tratamento alternativo. O uso de esteroides intraoculares pode prolongar o curso e exacerbar a gravidade de muitas infecções virais oculares. Se ocorrer uma reação alérgica, interromper o usodo medicamento e contatar o seu médico.