Este medicamento é indicado no tratamento de longo prazo de crianças com distúrbios de crescimento devido às seguintes condições: secreção insuficiente do hormônio de crescimento, síndrome de Turner, crianças nascidas pequenas para a idade gestacional e síndrome de Prader-Willi. Também é indicado no tratamento de baixa estatura idiopática e na terapia de reposição em adultos com deficiência de hormônio de crescimento.
Como este medicamento funciona?
A somatropina é um hormônio que age no metabolismo de lípides (gorduras do sangue), carboidratos e proteínas. Estimula o crescimento e aumenta a velocidade de crescimento em crianças que têm deficiência de hormônio de crescimento (GH) endógeno (produzido pelo organismo). Em adultos, assim como em crianças, a somatropina mantém a composição corpórea normal através do estímulo do crescimento dos músculos e ossos e distribuição da gordura corpórea. A gordura dos órgãos é bastante responsiva ao GH. Além do aumento da quebra das gorduras, a somatropina diminui os estoques de gordura corporal.
Quando não devo usar este medicamento?
A somatropina é contraindicada:
- As pacientes que apresentam hipersensibilidade (reação alérgica) à somatropina ou a qualquer componente da fórmula.
- As pacientes que possuam evidência de atividade neoplásica (câncer), pacientes com crescimento não controlado de tumores intracranianos (dentro do crânio) benignos. A somatropina é contraindicada na presença de malignidade ativa. Qualquer doença maligna preexistente deve estar inativa e o tratamento ter sido finalizado antes de instituir a terapia com somatropina. Criscy deve ser descontinuado se houver evidência de atividade recorrente. Como a deficiência do hormônio de crescimento pode ser um sinal precoce da presença de um tumor hipofisário (ou, raramente, de outros tumores cerebrais), a presença de tais tumores devem ser descartadas antes do início do tratamento. A somatropina não deve ser utilizada em pacientes com qualquer evidência de progressão ou recorrência de um tumor intracraniano subjacente.
- Pacientes aguda e criticamente doentes por complicações após a cirurgia cardíaca, cirurgia abdominal, trauma acidental múltiplo ou insuficiência respiratória aguda (diminuição aguda da respiração).
- Para promover o crescimento em crianças com epífises (áreas de crescimento dos ossos) fechadas.
- A pacientes com retinopatia diabética (doença da retina causada por diabetes) proliferativa ativa ou não proliferativa grave. Criscy é contraindicado a pacientes com
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Criscy é um medicamento biossimilar (produto biológico desenvolvido pela via da comparabilidade) com somatropina como princípio ativo. Antes de utilizar este medicamento, é importante considerar alguns fatores: A somatropina pode induzir resistência à insulina e hiperglicemia em alguns pacientes, sendo necessário ajustar a dose de hipoglicemiantes para diabéticos. Além disso, pode interferir nos níveis sanguíneos dos hormônios da tireoide, recomendando-se a dosagem desses hormônios antes de iniciar o tratamento. Pacientes com hipoadrenalismo devem ser monitorados, pois a somatropina pode reduzir os níveis de cortisol. Mulheres em terapia oral com estrógenos podem necessitar de ajustes na dose. É importante monitorar a recorrência de sintomas em pacientes com histórico de neoplasias. O tratamento requer avaliação se ocorrem dificuldades para andar, sinais de hipertensão intracraniana ou progressão de escoliose em pediatria. O uso em crianças nascidas pequenas para a idade gestacional deve considerar outras causas para o distúrbio do crescimento. A experiência em pacientes idosos é limitada.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento CRISCY deve ser utilizado por via subcutânea em adultos e crianças. O tratamento é indicado para distúrbios de crescimento em crianças, como a deficiência do hormônio de crescimento e a síndrome de Turner, assim como para adultos com deficiência de hormônio de crescimento. É importante que a terapia seja acompanhada por um médico e que sejam considerados os possíveis efeitos colaterais e contraindicações antes de iniciar o uso. A administração deve seguir a orientação médica para doses adequadas e monitoramento da resposta ao tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento CRISCY pode causar os seguintes males: hipersensibilidade à somatropina ou a qualquer componente da fórmula; atividade neoplásica (câncer), como crescimento não controlado de tumores intracranianos; complicações em pacientes agudamente doentes; e retinopatia diabética proliferativa ativa ou severa.
A somatropina pode induzir resistência à insulina, hiperglicemia, afetar os níveis de hormônios da tireoide e causar hipoadrenalismo. É também importante notar que a hipertensão intracraniana pode ocorrer, manifestando-se com dor de cabeça, alterações visuais, náuseas e/ou vômitos.
Em crianças, é necessário monitorar a escoliose e a possível obstrução das vias aéreas superiores. E ainda, pacientes com síndrome de Prader-Willi gravemente obesos estão em risco de morte súbita quando em tratamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?